quinta-feira, 29 de abril de 2010

Geral Curiosidades: Jogo do Mário



Mario, também conhecido como Super Mario (em japonês originalmente Jumpman), é um personagem  fictício de videogame criado em 1981, por Shigeru Miyamoto, para a empresa Nintendo. Atualmente, é o principal personagem da Mario (série)  e mascote da Nintendo.
Mario já apareceu em mais de 200 jogos e a série de jogos que protagoniza já tem mais de 210 milhões de cópias vendidas.


 Criação

Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye( em que Popeye tinha que salvar Olive Oyl de Brutus), sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline (substituta de Olive Oyl) do gorila Donkey Kong(substituto de Brutus).


Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". Há rumores de que o nome de Luigi foi criado com a existência de um restaurante italiano, ao pé da sede da Nintendo, chamado "Mario & Luigi's"mas não foi confirmado. O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um Encanador (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros. 3). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador. É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957.

Aparência

Na época, seria muito difícil arrumar sprites de animação para o cabelo de Mario. Além disso, Shigeru Miyamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil. Devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não haviam recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca.

Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa vermelha e macacões azul para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis depois que Super Mario Bros. 3 estourou nos arcades. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. Só no console Wii que este famoso macacão foi ganhar uma textura que o fez ter um ar de manufaturado.

 Baby Mario

Baby Mario, como o nome indica, é a versão bebê de Mario. Apesar de aparecer junto com sua versão mais velha em títulos de esporte da Nintendo como Mario Tennis, Mario Golf, Mario Superstar Baseball , Mario Kart: Double Dash!! , Mario Kart Wii, é geralmente aceitável que estes jogos estão fora do conceito da linha do tempo da realidade onde se passam as aventuras dos irmãos Mario, de modo que Mario e Baby Mario não são personagens distintos, mas em Mario & Luigi RPG 2(Mario e Luigi Partners in Time)os irmãos viajam no tempo
Ele apareceu a primeira vez em Super Mario World 2: Yoshi's Island que contava o começo da história do Mario e Luigi desde que eles eram bebês. Neste jogo, com a ajuda dos Yoshis, Baby Mario deve salvar Baby Luigi(a versão bebê de Luigi) de Kamek The Magikoopa que é aliado de Baby Bowser (versão bebê de Bowser).




Habilidades e Itens
 Diversos

Aqui uma listagem dos principais itens e habilidades de Mario ao longo de seus games:

    * Metal Cap (boné de metal): Ao coletar, Mario fica como Metal Mario igual ao do jogoSuper Smash Bros que permite andar debaixo d'água em Super Mario 64. Em uma outro jogo, dá a mario a habilidade de ficar invencível e derrotar os inimigos mais fortes da série como o Thwomp por exemplo.
    * Hammer (Martelo): Um item que Mario utiliza em Donkey Kong para destruir barris e inimigos. Ela também originou as outras marretas nas séries de RPG (Super Mario RPG, Paper Mario, Mario & Luigi: Superstar Saga, etc.).
    * Jump (Pulo): A principal habilidade de Mario nos jogos. Essa habilidade serve para pular e acertar os inimigos com os pés. Como nem todos os inimigos se machucam aos pulos, o jogador é induzido a achar Power-Ups para derrotá-los. Existem versões diferentes do pulo, como o Spin Jump (pulo giratório), de Super Mario World, Wall Jump (também conhecido como Wall Kick, salto em parede) e Triple Jump (salto triplo), de Super Mario 64, dentre vários outros.
    * Coin (Moeda): É a principal coin (moeda) de Mushroom Kingdom. Ela serve para marcar recordes, comprar itens e abrir novas opções em certas séries. Na maioria dos jogos, ao coletar 100 dessas, Mario adquire uma vida.
    * Red Coin (Moeda Vermelha): Esta coin (moeda) em New Super Mario Bros. só aparece se tocar no circulo vermelho. Vale mais de que a coin original, ao coletar 8 dessas Mario adquire um item. Em Super Mario 64, deve-se coletar oito moedas vermelhas, em cada mundo, para conseguir uma das estrelas. Já em Super Mario World 2: Yoshi's Island, existem vinte moedas em cada fase, cada uma valendo 1 ponto (de um total de 100 pontos). No jogo New Super Mario Bros. Wii e no jogo New Super Mario Bros. há em algumas fases certos tipos de circulos que liberam 8 Red Coins. Se mario pegar todas as moedas antes delas sumirem (há um tempo de aproximadamente 10 segundos) ele ganha um premio.
    * Star Coin (Moeda Estrela): Esta coin (moeda) gigante serve para abrir passagens nas casas de Toads, em New Super Mario Bros.. Ao acessar as casas de Toads, Mario consegue vários itens. Normalmente, cada nível tem 3 Star Coins e ao coletar uma certa quantia, o jogador pode abrir as casas de Toads. E no jogo New Super Mario Bros. Wii voce usa as Star Coins para liberar videos de demontração para aprender a chegar em segredos e a ganhar varias vidas. Se depois de zerar o jogo voce pega todas as moedas estrelas de um mundo você libera uma fase no Mundo 9 que é o mundo especial.
    * Super Mushroom (Super Cogumelo): Ou simplesmente, Mushroom, é o cogumelo mais comum da série. Inspirado em Alice no País das Maravilhas, pode fazer o Mario crescer (como foi originalmente feito) ou recuperar seu HP (como em varios RPGS).
    * Mini Mushroom (Mini Cogumelo): Este Item é exclusivo de New Super Mario Bros e New Super Mario Bros. Wii. Faz com que Mario fique pequeno, permitindo Mario passar por condutas muito estreitas,dar pulos mais altos e andar na água.
    * Poisonous Mushroom (Cogumelo Venenoso) Este cogumelo azul, de Super Mario Bros.: The Lost Levels faz mario perder uma vida.
    * 1-UP Mushroom (Cogumelo 1-UP): Este cogumelo é uma versão verde do Super Mushroom. Ao coletá-lo, Mario ganha uma vida extra. Nas séries de RPG, ele geralmente ressuscita o personagem selecionado.
    * Fire Flower (Flor de Fogo): Uma flor que muda as cores da roupa do Super Mario, tornando-o Fire Mario. Permite atirar bolas de fogo pelas mãos.
    * Starman (Estrela): A estrela mais comum nos primeiros jogos do Mario. Ao coletá-la, Mario fica invencível por um curto período de tempo, derrotando inimigos que encostam nele.
    * Power Stars (Estrelas do Poder): Essas estrelas sustentam o castelo de Peach. Sem elas, o castelo enfraquece e a maioria das portas em seu interior se trancam, exigindo certas quantidades de estrelas para serem destrancadas e abrir novas salas. Diferentemente da Starman, elas não dão invencibilidade, porém com elas, Mario pode fazer o Glowing Triple Somersault (Brilhante Salto Mortal Triplo) e não se machucar mesmo caindo de um lugar alto. 120 estrelas sustentam o castelo da Peach em Super Mario 64, já em Super Mario 64 DS, o castelo é sustentado por 150 delas. Nas séries Mario Party, são usadas como uma espécie de forma de pagamento, assim como as Coins, geralmente custando, cada uma, 20 Coins.
    * Yoshi: Em sua primeira aparição, em Super Mario World, Yoshi é "considerado" um item, pois é encontrado dentro de blocos de itens, e pode ser usado como montaria, usando sua língua para engolir inimigos. Depois de sua primeira aparição como personagem principal em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi se transformou em um personagem nas séries do Mario, deixando de ser apenas um item.
    * Vegetable (Legumes): em Super Mario Bros. 2 e Super Mario Advance Mario, Luigi, Peach e Toad podem coletar esses legumes encontrados pelo caminho para atacar inimigos que não sofrem danos através do pulo.
    * Super Leaf (Super Folha): Super Mario Bros. 3 inclui a Super Leaf como item, que dá a Super Mario um rabo e orelhas de um Tanooki(um personagem da mitologia japonesa, semelhante ao guaxinim - lê-se Tanuki), transformando-o em Racoon Mario. Permite a ele voar ou flutuar por curtos períodos enquanto abana o rabo no ar.
    * Megavitamins (Megavitaminas): emDr. Mario estas pílulas são usadas para destruir vírus que ficam dentro de garrafas. Os vírus só são destruídos se forem da mesma cor que a pílula que os tocarem.
    * Shine Sprites (Espíritos do Brilho): Similares às Power Stars de Super Mario 64, as Shine Sprites sustentam a Ilha Delfino e garantem ao sol o seu brilho. Sem elas, a ilha fica enfraquecida e o sol não brilha com tanta intensidade. Como em Super Mario 64, elas também abrem novas áreas e são coletadas durantes as fases.

    * F.L.U.D.D.: (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device). Em português, "Dispositivo de Jato de Líquido Ultra Rápido". É uma mochila equipada com sprays e com a habilidade de falar, inventada pelo Professor E. Gadd, que Mario carrega em Super Mario Sunshine. De princípio, o dispositivo serviria apenas para a limpeza, mas Mario usa-o junto com suas habilidades para poder derrotar alguns inimigos que só sofrem dano através de jatos d´água.
    * Cape Feather (Pena de Capa): Baseado na popularidade do item do jogo antecessor, a Super Leaf. Em Super Mario World, a pena dá a Mario uma capa amarela, tornando-o Cape Mario. Permite a ele voar mas, diferente de outros super-heróis que também usam capas, ele consegue balançar no ar enquanto segura uma das extremidades da capa com as mãos e a outra fica amarrada aos seus pés.
    * Wing Feather(Pena Alada): Em Super Mario 64 DS, transforma Mario em Wing Mario, dando asas ao seu boné. Apesar de ser baseada na Cape Feather, de Super Mario World, esta difere em alguns aspectos: ela é apenas branca e brilhante, não tem a ponta alaranjada e não dá uma capa, e sim as asas do chapéu. Semelhante ao Wing Cap, do antecessor Super Mario 64, sua habilidade especial garante a Mario o poder de voar, também aparece em Super Mario Land 4.

 Flower Power (Flor do poder):

 Mario fica na forma de um um balão por um curto período de tempo. Em Super Mario World, Mario ganha a mesma habilidade quando coleta um P-Baloon.
 Luigi transforma-se em Vanish Luigi, ficando invisível e não se machucando com ataques, igualmente ao Vanish Mario de Super Mario 64.
    Yoshi pode cuspir fogo quando se pressiona o botão de ataque. Em Super Mario World, para conseguir a habilidade é necessário ter capturado com a língua um Koopa Troopa vermelho, ou, caso se esteja jogando com o Red Yoshi, de qualquer cor. Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi deve comer uma Red Watermelon (Melancia Vermelha) para conseguir esta habilidade.
    Mario se transforma em Metal Wario, não recebendo dano de quedas e ataques e podendo afundar na água, igualmente ao Metal Mario de Super Mario 64.
     Flower (Flor): Diferente da Flower Power, essa flor só aparece em Super Mario Land. Ela dá a Mario o poder de se tornar o Superball Mario, que pode jogar super bolas para destruir inimigos ou coletar moedas. Diferente da Fire Flower, apenas uma bola pode estar em cena, e ela faz um percurso retilíneo, alterando sua trajetória apenas quando se choca com uma parede ou com o próprio Mario. Ela não provoca nenhuma alteração nas vestes de Mario.
    Carrot (Cenoura): Exclusivo de Super Mario Land 2: Six Golden Coins, tem o poder de transformar Mario em Rabbit/Bunny Mario. Nessas condições, Mario recebe um par de orelhas de coelho brancas no boné e a habilidade de flutuar enquanto abana as orelhas.
     Star (Estrela): Aparece em Super Mario World 2: Yoshi's Island, transforma Baby Mario em Super Baby Mario, muito semelhante ao Starman, mas fornece uma capa e a habilidade de flutuar, correr sozinho e andar pelas paredes. Ela também transforma Yoshi em um ovo que segue Baby Mario. Diferente do Starman, Star não possui olhos ou boca.
     Propeller Mushroom (Cogumelo Voador) Exclusivamente em New Super Mario Bros. Wii faz com que mario consiga voar e chegar a lugares dificeis e a moedas estrelas.


 Suits (Vestes)

As primeiras três estão presentes em Super Mario Bros. 3, enquanto a última aparece em New Super Mario Bros.Wii (Nintendo Wii). As vestimentas ajudam o herói no decorrer da sua aventura. São elas:

    * Tanooki Suit (Roupa de Tanooki): Roupa baseada na Super Leaf. Mario veste uma fantasia de Tanooki mais elaborada que a Racoon e se transforma em Tanooki Mario. Permite voar e flutuar por um certo período de tempo enquanto abanasse o rabo e também se transformar em estátua, para anular ataques ofensivos.
    * Frog Suit (Roupa de Sapo): Com esta vestimenta, Mario torna-se Frog Mario. A mecânica de jogo dentro da água é facilitada, pois ele pode nadar mais rápido e, em terra, pular mais alto.
    * Hammer Bros. Suit (Roupa de Irmão Martelo): Mario adiciona à sua vestimenta um casco de tartaruga e capacete preto, dos Hammer Bros., tornando-se Hammer Mario. Ganha a habilidade de atirar martelos (como os Hammer Bros. fazem), de modo parecido às bolas de fogo com a Fire Flower. No entanto os martelos são muito mais poderosos, podendo eliminar inimigos até então invulneráveis.

    * Koopa Special Blue Shell (Carapaça Especial de Koopa Azul): Trasforma o Mario em Shell Mario, permitindo fazer o Shell Dash que elimina todos os inimigos contra os quais ele se choca, semelhante a uma carapaça normal. Também pode-se esconder dentro da carapaça para se proteger de certos ataques.
    * Penguin Suit (roupa de pinguim) Transforma mario em Penguim Mario no jogo New Super Mario Bros. Wii. Essa roupa faz com que ele lance bolas de gelo e nade melhor em lugares de água.

 Caps (Bonés)

Super Mario 64 incluía três bonés que permitiam poderes especiais por certo tempo.São eles:

    * Wing Cap (Boné de Asas), que transforma-o em Wing Mario, permitindo-o voar depois de dar um salto triplo no chão, ou após ser lançado por um canhão terrestre;
    * Metal Cap (Boné de Metal), que o transforma em Metal Mario, deixando-o invulnerável a ataques (incluindo esmagamento) e permitindo-o afundar na água, sem necessitar de respirar;    * Vanish Cap (Boné de Desaparecimento), que o transforma em Vanish Mario, permitindo-o ficar invísivel e intransponível por um período de tempo, anulando ataques de inimigos e permitindo acessar áreas secretas.

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